ABATEDOURO CLANDESTINO É INTERDITADO COM APOIO DO PELOTÃO AMBIENTAL DA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS) com auxílio de guardas municipais da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) interditaram, nesta manhã (19/06), um abatedouro clandestino de frango, no bairro Granja Lisboa. O estabelecimento funcionava em uma propriedade particular que também servia de ponto comercial para a venda da carne. O preço convidativo atraia clientes da própria vizinhança. Quando os agentes públicos chegaram no local, dois homens estavam trabalhando sem equipamentos de proteção individual.
Nos fundos do comércio, cerca de 30 galinhas eram criadas soltas, sem nenhum tipo de preocupação sanitária ou nutricional. Os frangos eram abatidos ali mesmo com facas e fações enferrujados. Dois caldeirões velhos eram utilizados para fazer a escaldagem. Sangue, pés, penas e vísceras, tudo espalhado no chão.
O processo de abate colocava em risco a saúde dos consumidores, além de não obedecer as regras da Vigilância Sanitária. Sistema de tratamento de dejetos, pisos, paredes, telhados, janelas, ventilação, iluminação, utensílios, equipamentos e instalações elétricas precisam obedecer padrões de higiene e segurança para não gerar contaminação no alimento.
Comentários
Postar um comentário