Pular para o conteúdo principal

DESOCUPAÇÃO PACÍFICA É REALIZADA PELA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL


Fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS) realizaram, nesta manhã (13/06), nova ação de desocupação em Zona de Proteção Ambiental (ZPA), no bairro Luciano Cavalcante, próximo à avenida Rogaciano Leite. 

Esta é a segunda vez que o terreno de 12 hectares é invadido. A primeira aconteceu há dois meses. Desta vez, oito barracos de alvenaria (cada um com 3 metros de comprimento) estavam sendo construídos; alguns alicerces apresentavam mais de um compartimento.
No local, ninguém foi detido. Foram encontrados somente ferramentas e materiais de construção abandonados. Facões, pás, tijolos, areia, sacas de cimento, entre outros objetos, foram deixados para trás pelos invasores. Uma retroescavadeira foi utilizada para derrubar os barracos. O espaço foi limpado pela Prefeitura Municipal.
Nas proximidades, um depósito de construção foi interditado pela AGEFIS por fornecer utensílios para a ocupação. O proprietário do estabelecimento também foi autuado por não possuir alvará de funcionamento e por descarte irregular de resíduos sólidos na vegetação.  
A operação contou com apoio de nove guardas municipais, da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM), e seis policiais, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA).  “Faz pena ver a natureza ser destruída assim. Até um córrego estava sendo aterrado ”, relatou o guarda municipal Fernandez, um dos integrantes da equipe IPAM/GMF.

O QUE É UMA APA ?
A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma extensa área natural destinada à proteção e conservação dos atributos bióticos (fauna e flora), estéticos ou culturais ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais. No entanto, as atividades e usos desenvolvidos nestas estão sujeitos a regras específicas.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM DA IPAM PARA TODAS AS CRIANÇAS DO BRASIL. FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!☀️😃

INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PROMOVE AÇÕES VOLTADAS PARA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal promoveu, nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/guarda-municipal-promovera-acoes-voltadas-para-semana-do-meio-ambiente Em razão da semana do Dia do Meio Ambiente, a Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) promoveu nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata. Nesses espaços, foram distribuídos informativos acerca do trabalho da inspetoria, informações úteis sobre o tema, além de uma abordagem especial com as crianças. As atividades levaram para os agentes e população publicações com as atribuições da Ipam, informações sobre os cuidados com o meio ambiente e também os endereços dos Ecopontos em Fortaleza. “Além dessas essas ações voltadas para os adultos nos parques, levamos para as crianças que estiveram visitando o zoológico, cartilhas para pintura com temáticas voltad...
Guardas municipais da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) participam de ação educativa no entorno do Rio Maranguapinho.  O mutirão ambiental aconteceu nessa terça-feira (29/10) nas comunidades que vivem às margens do Rio Maranguapinho. A ação socioambiental pretende revitalizar a área com ações de limpeza, monitoramento e sensibilizando os moradores sobre a maneira correta de descartar os resíduos sólidos.  Participaram da atividade: servidores da Secretaria das Cidades, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam). O grupo se reúne a cada 10 dias, sempre às terças-feiras, nos locais mais críticos de acúmulo de lixo.  O Rio Maranguapinho é o maior afluente do rio Ceará com percurso total de 34 km. Tendo sua nascente na Serra de Maranguape, cruza os municípios de Maracanaú, Fortaleza e Caucaia.