Fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS) realizaram, nesta manhã (13/06), nova ação de desocupação em Zona de Proteção Ambiental (ZPA), no bairro Luciano Cavalcante, próximo à avenida Rogaciano Leite.
No local, ninguém foi detido. Foram encontrados somente ferramentas e materiais de construção abandonados. Facões, pás, tijolos, areia, sacas de cimento, entre outros objetos, foram deixados para trás pelos invasores. Uma retroescavadeira foi utilizada para derrubar os barracos. O espaço foi limpado pela Prefeitura Municipal.
Nas proximidades, um depósito de construção foi interditado pela AGEFIS por fornecer utensílios para a ocupação. O proprietário do estabelecimento também foi autuado por não possuir alvará de funcionamento e por descarte irregular de resíduos sólidos na vegetação.
A operação contou com apoio de nove guardas municipais, da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM), e seis policiais, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA). “Faz pena ver a natureza ser destruída assim. Até um córrego estava sendo aterrado ”, relatou o guarda municipal Fernandez, um dos integrantes da equipe IPAM/GMF.
A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma extensa área natural destinada à proteção e conservação dos atributos bióticos (fauna e flora), estéticos ou culturais ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais. No entanto, as atividades e usos desenvolvidos nestas estão sujeitos a regras específicas.
Comentários
Postar um comentário