Pular para o conteúdo principal

INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL COÍBE PICHAÇÕES AO PATRIMÔNIO PÚBLICO E PRIVADO



Símbolos e caracteres, de uma só cor, recobrem os muros e as faixadas das cidades o que gera poluição visual. No Brasil, a pichação é considerada crime ambiental, segundo o artigo 65 da Lei 9.605/98. Mesmo assim, a prática continua sendo comum, principalmente, nas grandes metrópoles. A Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) está atenta ao problema. Para coibir as incidências em Fortaleza, seus agentes fazem rondas, permanências e patrulhamentos nas ruas e avenidas da capital cearense.
Nessa madrugada (15/06), um jovem maior de idade foi surpreendido pelos guardas municipais nas proximidades da Arena Castelão pichando um muro de uma propriedade particular. Ele limpou as pichações que fez na parede. Caso contrário, o prejuízo financeiro ficaria para o dono do imóvel.  A reparação dos danos morais e materiais é um direito do cidadão.
Já se sabe que os pichadores agem mais à noite, de forma rápida, quando as pessoas estão descansando em casa. Andam em grupos ou sozinhos, e preferem locais proibidos, de difícil acesso, como as repartições públicas. A Lei de Crimes Ambientais é clara: "Se o alvo for realizado em monumento ou obra tombada em virtude do valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de seis meses a um ano de detenção e multa".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM DA IPAM PARA TODAS AS CRIANÇAS DO BRASIL. FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!☀️😃

INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PROMOVE AÇÕES VOLTADAS PARA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal promoveu, nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/guarda-municipal-promovera-acoes-voltadas-para-semana-do-meio-ambiente Em razão da semana do Dia do Meio Ambiente, a Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) promoveu nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata. Nesses espaços, foram distribuídos informativos acerca do trabalho da inspetoria, informações úteis sobre o tema, além de uma abordagem especial com as crianças. As atividades levaram para os agentes e população publicações com as atribuições da Ipam, informações sobre os cuidados com o meio ambiente e também os endereços dos Ecopontos em Fortaleza. “Além dessas essas ações voltadas para os adultos nos parques, levamos para as crianças que estiveram visitando o zoológico, cartilhas para pintura com temáticas voltad...
Guardas municipais da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) participam de ação educativa no entorno do Rio Maranguapinho.  O mutirão ambiental aconteceu nessa terça-feira (29/10) nas comunidades que vivem às margens do Rio Maranguapinho. A ação socioambiental pretende revitalizar a área com ações de limpeza, monitoramento e sensibilizando os moradores sobre a maneira correta de descartar os resíduos sólidos.  Participaram da atividade: servidores da Secretaria das Cidades, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam). O grupo se reúne a cada 10 dias, sempre às terças-feiras, nos locais mais críticos de acúmulo de lixo.  O Rio Maranguapinho é o maior afluente do rio Ceará com percurso total de 34 km. Tendo sua nascente na Serra de Maranguape, cruza os municípios de Maracanaú, Fortaleza e Caucaia.