PÁSSAROS SILVESTRES SÃO APREENDIDOS EM FEIRAS LIVRES DA CAPITAL COM APOIO DA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
Operação conjunta da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza, da Sociedade Protetora Ambiental (SPA) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) resultou na apreensão, neste sábado (23/06), de 31 pássaros silvestres da fauna Brasileira.
Apreensão das espécies foi realizada nos bairros Goiabeiras e Jurema, além de detectar o porte ilegal dos animais em uma residência no Bairro Genibaú.
Entre os 16 pássaros apreendidos na feira da Jurema, foram encontrados dois papa cuns, sete bicos de lata , dois periquitos do sertão , três papa-arrozes , um sabiá e um galo-campina.
Já na feira das Goiabeiras, foram apreendidos seis pássaros. Entre as espécies estão quatro sonhaços , um sabiá e um galo-campina. Os animais foram encontrados com um feirante, que foi conduzido ao 7 Distrito Policial, no qual responderá por crime ambiental.
Segundo os agentes de segurança, os infratores ficam afastados das gaiolas e ao perceberem a chegada das equipes libertam as aves, evitando assim o flagrante.
Ainda segundo eles, havia pássaros escondidos debaixo de uma Combi, dentro de mochilas abandonadas, e em gaiolas penduradas nos troncos das árvores.
No deslocamento entre as feiras, também foram apreendidos mais nove aves que se encontravam em uma residência no bairro Genibaú. O infrator foi conduzido ao 32 Distrito Policial onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Entre as espécies aprendidas na casa : dois papa capins, dois galos campina, um abre e fecha, um canário da terra , dois golinhas e um bicudo.
Os animais silvestres são protegidos pela legislação brasileira, ficando o infrator sujeito ao artigo da Lei 9.605/95 (Crimes Ambientais) cuja pena pode chegar a um ano de detenção, e multa. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA). O trabalho da IPAM em parceria com SPA E BPMA busca evitar o comércio de pássaros silvestres nas feiras de Fortaleza.
Comentários
Postar um comentário