As guardas municipais Heloísa e Samara Maria, da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), resgataram um cágado, neste sábado (07/07), no Horto Florestal Falconete Fialho, Passaré. O réptil foi encontrado durante a ronda das servidoras a uns 100 metros de distância de uma lagoa onde habitam outros animais da mesma espécie. “É comum eles aparecerem, principalmente, quando chove e a lagoa fica cheia”, disse Samara Maria.
O Horto Municipal fica localizado vizinho ao Zoológico Sargento Prata. Os dois espaços são interligados, além de serem gratuitos e receberem pessoas de varias regiões da Grande Fortaleza.
Em julho, mês de férias, o número de visitantes aumenta nesses locais com a mesma intensidade com que a atenção dos guardas redobra. Samara Maria lembra que, nessa época do ano, o público precisa ser orientando para não alimentar os animais e manter os ambientes limpos, por exemplo. “Se nossa equipe não tivesse chegado a tempo, o cágado poderia ter sido levado pra casa de alguém”, complementa.
O cágado foi encaminhado ao ambulatório do zoológico e, segundo a direção, será devolvido ao seu habitat assim que o fluxo de visitantes diminua.
CURIOSIDADES
Cágados são répteis dotados de carapaça. Embora sejam muito parecidos com as tartarugas e os jabutis, possuem diferenças entre si: os jabutis são terrestres; os cágados são semiaquáticos - realizam suas atividades dentro e fora da água; e as tartarugas vivem todo tempo dentro da água saindo apenas para desovar ou tomar sol.
Comentários
Postar um comentário