DENÚNCIA ANÔNIMA LEVA IPAM A RECUPERAR BIKE DO PROJETO BICICLETAR NO MONTESE
A bicicleta foi encontrada por volta de uma hora da tarde pela Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM), em um terreno baldio, na rua Boa Noite, Montese, sem as principais peças. Pneus, espelhos retrovisores, pedais, suporte de descanso, cela e câmbio de marchas, tudo levado pelos bandidos. No local, foram deixados apenas o quadro de alumínio e o guidão. A equipe IPAM, comandada pelo subinspetor Brito, entregou a carcaça da bicicleta à Sede da Guarda Municipal de Fortaleza, Messejana, para ser consertada pela empresa Samba/Serttel Mobilicidade - responsável pelo Projeto BICICLETAR em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e a Unimed.
As bicicletas do sistema compartilhado são monitoradas por rastreadores e alarmes. Nem mesmo isso evitado roubos e furtos. Conforme a Prefeitura de Fortaleza, de julho de 2017 a março deste ano, foram registrados mais de 60 casos de vandalismo. O Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) conta com as denúncias anônimas para diminuir os índices. Os guardas municipais da IPAM também colaboram fazendo patrulhas nas avenidas e ruas onde se localizam as estações BICICLETAR.
Atualmente, a Capital conta com 80 estações de compartilhamento. Há 5 dias, a Prefeitura anunciou que mais 120 estações serão instaladas. A previsão é de que, até 2020, o projeto esteja concluído. As primeiras 25 estações da expansão do sistema serão implantadas em nove bairros da zona Oeste da cidade: Centro, Moura Brasil, Jacarecanga, Pirambu, Carlito Pamplona, Álvaro Weyne, Cristo Redentor, Floresta e Barra do Ceará. A estimativa é que 250 mil pessoas possam ser beneficiadas na região.
O Projeto Bicicletar é composto por Estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da cidade, onde os clientes cadastrados podem retirar uma bike, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma, ou em outra Estação. Atualmente, o sistema contabiliza uma média de seis viagens por bicicleta diariamente e cerca de 224 mil usuários cadastrados.
Comentários
Postar um comentário