DONA DE CASA ENTREGA GAVIÃO-CARIJÓ AOS GUARDAS MUNICIPAIS DA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
O gavião-carajó foi encontrado por uma senhora que estava fazendo caminhadas na Avenida Sargento Hermínio. Ela disse que viu o pássaro perdido em um pequeno matagal. “Estava muito assustado e com uma das asas feridas”, lembra.
A dona de casa entregou o animal aos cuidados dos guardas municipais da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) que trabalham no Polo de Lazer da Sargento Hermínio. Uma viatura foi acionada para levar a ave ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA).
CURIOSIDADES
A espécie possui cerca de 36 cm de comprimento, com plumagem variando de cinza a marrom e negro nas partes superiores, peito cinza, asas com base das primárias ferrugíneas, partes inferiores barradas de canela, cauda com quatro ou cinco faixas escuras, ceroma, íris e tarsos amarelos. Alimenta-se geralmente de insetose aranhas, além de pequenos vertebrados. No Brasil é a espécie de gavião mais abundante.
O gavião-carijó vive em casais que constroem ninhos com cerca de meio metro de diâmetro no topo de árvores. A postura de em média 2 ovos é depositada sobre um revestimento de folhas secas e incubada pela fêmea. Durante este período de cerca de um mês, a fêmea é alimentada pelo macho.
Comentários
Postar um comentário