
IPAM: GUARDAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA CAPTURAM JIBOIA DE MAIS DE DOIS METROS DE COMPRIMENTO NO MONDUBIM
Por volta das 20h30 desse domingo (12/05), a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou uma guarnição da inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM), da Guarda Municipal de Fortaleza, para realizar a captura de uma jiboia que estava na rua Cachoeira Feliz, bairro Mondubim.
A cobra foi encontrada pelos moradores e não apresentava sinais de maus tratos. Medindo 2 metros de comprimento e pesando 12 quilos, ela tinha acabado de devorar um roedor quando foi acomodada em uma caixa de papelão para ser transportada até o Centro de Triagem de Animais Selvagens -CETAS/IBAMA. Lá, a jiboia ficará em quarentena sob os cuidados da equipe de veterinários e biólogos. Após a análise médica, deverá ser devolvida ao seu habitat.
Segundo o Inspetor Jonas, comandante da equipe IPAM que fez a busca, o cidadão que se deparar com algum animal silvestre perdido pode solicitar o apoio da IPAM/GMF, através da Ciops, ligando para o número 190. Participaram ainda da ação os guardas municipais Leonardo Vieira e A. Castro.
A jiboia é uma serpente que adulta pode chegar a um tamanho de até 4 metros. No território brasileiro é a segunda maior cobra perdendo apenas para a sucuri.
IPAM AGRADECE
A equipe IPAM também contou com a ajuda do Subinspetor Souza da Costa, que mora próximo ao local onde a jiboia foi recolhida. Foi ele quem tranquilizou a população enquanto a viatura IPAM chegava ao local. Atualmente, lotado na Inspetoria de Segurança Escolar (ISE), é conhecido entre os colegas de profissão pelas campanhas educativas a favor da segurança pública. Ele dá vida ao palhaço rapadura, personagem que, por meio do teatro de fantoche, ajuda a aproximar a população dos agentes de segurança. Além dele, outros companheiros de farda também colaboraram para o salvamento. Conhecida pela facilidade com que interage com os animais, a GD Elaine Melo não se intimidou com a serpente. Utilizou técnicas de segurança para lidar com o animal diminuindo assim possíveis riscos.
Comentários
Postar um comentário