IPAM: Alunos da Rede Municipal de Ensino Visitam a Guarda Municipal de Fortaleza para Compreenderem Melhor como Funciona a Instituição
Nesta segunda-feira (26/08), das 14 às 16 horas, a Guarda Municipal de Fortaleza deu as boas vindas a 100 crianças e pré-adolescentes, com idade entre 6 e 12 anos, convidadas a conhecer de perto a GMF, que em julho deste ano completou 6 décadas de existência.
Uma grande festa foi planejada para receber os estudantes, do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Show musical, exposição de equipamentos táticos, teatro de bonecos, doação de mudas e muito mais. As atividades foram pensadas para que os alunos pudessem vivenciar a experiência de ser um guarda municipal.
A programação faz parte do Projeto Agosto Mais, que tem como objetivo incentivar a visita guinada de jovens da Rede Municipal de Ensino a instituições publicas. A primeira a receber os estudantes foi o Cineteatro São Luiz, localizado na Praça do Ferreira, Centro. Ainda este mês, outros órgãos da Prefeitura também devem ser contemplados.
Na Guarda Municipal, o público infanto-juvenil ganhou atrações diversificadas. Os alunos assistiram ao show da Banda Integração GMF, conhecida por tocar sucessos populares de artistas nacionais. Músicas do rei Roberto Carlos, grupo infantil Balão Mágico e da cantora Anitta se misturam em uma nova roupagem divertindo adultos e crianças.
O grupo de teatro de bonecos da Inspetoria de Segurança Escolar (ISE) se apresentou logo em seguida com a peça “O Passeio”, produzida em parceria com a Secretaria Municipal das Finanças (Sefin). O espetáculo aborda o tema educação financeira e visa ensinar, de maneira lúdica e simples, os jovens a planejar o futuro com organização, compromisso e criatividade.
Por fim, a Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) doou mudas de plantas medicinais, ornamentais e frutíferas de diferentes espécies: chamba, capim santo, cidreira, papoula, lutiela, pingo de ouro, vinca pendente, ipê, ingá, manga, pitomba, jambo e cajá. As crianças também ganharam cadernos de pintura com desenhos da fauna e da flora brasileira e lápis de cor.
Os guardas municipais também relataram historias do trabalho que acontecem no dia a dia, sobretudo nas ruas da capital cearense: salvamentos aquáticos, blitz educativas, resgates de animais silvestres e domésticos, descarte irregular de resíduos sólidos, combate à poluição sonora e ambiental, entre outros assuntos.
A garotada pôde brincar, participar e fazer muitas perguntas sobre o cotidiano da GMF que, desde 1959, além de serviços de segurança prestados à população, adota como estratégia de gestão medidas educativas e preventivas na proteção do patrimônio público, ecológico, cultural e arquitetônico da cidade.
Comentários
Postar um comentário