Pular para o conteúdo principal



IPAM APREENDE 35 AVES SILVESTRES NA FEIRA DA PARANGABA

Combate à comercialização irregular de animais silvestres é intensificado nas feiras livres da capital cearense. 

Nessa manhã de domingo (04/08), guardas municipais, lotados na Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) apreenderam, na Feira da Parangaba, 35 pássaros silvestres das espécies sanhaço-pintado, sanhaço-macaco, sabiá, azulão e galo de campina. 
As aves eram comercializadas a céu aberto, sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA/CE), órgão do Governo Federal responsável pela execução, controle e fiscalização ambiental. 
Os suspeitos fugiram assim que perceberam a presença dos guardas. Ninguém foi preso.
Segundo os agentes de segurança, os passarinhos foram encontrados encarcerados em gaiolas sujas e apertadas, sem reservatórios de água e alimento. Eles disseram ainda que a falta de higiene, calor excessivo e as condições desfavoráveis do local poderiam ter levado-os à morte.
Conhecida por vender de tudo um pouco, a Feira da Parangaba atrai muita gente interessada em comprar bichos de forma clandestina.
Com ações preventivas e ostensivas, a IPAM/GMF intensificou, nos últimos seis meses, o combate ao tráfico e à venda de animais silvestres. As composições redobraram a atenção realizando revezamentos de equipes e mais patrulhamentos na área. A estratégia é coibir a prática ilegal com viaturas rondando a região. Os agentes também fazem patrulhas a pé entre as barracas e permanências nos pontos considerados mais críticos. “A ideia é fortalecer o contato direto com a população, coibindo os maus tratos e incentivando a preservação da nossa fauna”, disse o GD D. Oliveira.
As aves foram entregues ao Zoológico Sargento Prata, Passaré, e devem ganhar a liberdade em breve, depois de passarem por uma avaliação veterinária da equipe médica.
A operação teve o apoio do Subinspetor G. Brito, GD G. Santos, GD Raquel, GD Valeska Hiroko, GD Fábio Santos, GD Felipe Barroso, GD Alberto Leite e GD D. Oliveira.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PROMOVE AÇÕES VOLTADAS PARA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal promoveu, nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/guarda-municipal-promovera-acoes-voltadas-para-semana-do-meio-ambiente Em razão da semana do Dia do Meio Ambiente, a Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) promoveu nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata. Nesses espaços, foram distribuídos informativos acerca do trabalho da inspetoria, informações úteis sobre o tema, além de uma abordagem especial com as crianças. As atividades levaram para os agentes e população publicações com as atribuições da Ipam, informações sobre os cuidados com o meio ambiente e também os endereços dos Ecopontos em Fortaleza. “Além dessas essas ações voltadas para os adultos nos parques, levamos para as crianças que estiveram visitando o zoológico, cartilhas para pintura com temáticas voltad...

EQUIPE FIXA DA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ATUA 24 HORAS NO POLO DE LAZER DA AVENIDA SARGENTO HERMÍNIO

No Polo da Avenida Sargento Hermínio, os visitantes contam com a presença 24 horas da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM). Os guardas municipais fazem rondas na área que ganhou novos equipamentos paisagísticos, de iluminação e esportivos. Além das academias ao ar livre, playgrounds, pista de skate, anfiteatro, quadras de areia, quadra poliesportiva e cachorródromo, há também espaços para a prática de Le Parkour, bicicross, capoeira, corrida. Os agentes de segurança também fazem patrulhas seguindo o calçadão da pista de cooper que tem mais de 1300 metros de extensão, com início no Polo de Lazer até a Lagoa do Alagadiço, no bairro São Gerardo. A permanência da equipe também acontece no antigo campinho de areia, hoje transformado em uma Areninha , com gramado sintético, novo alambrado, traves, vestiários e arquibancadas.
Guardas municipais da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) participam de ação educativa no entorno do Rio Maranguapinho.  O mutirão ambiental aconteceu nessa terça-feira (29/10) nas comunidades que vivem às margens do Rio Maranguapinho. A ação socioambiental pretende revitalizar a área com ações de limpeza, monitoramento e sensibilizando os moradores sobre a maneira correta de descartar os resíduos sólidos.  Participaram da atividade: servidores da Secretaria das Cidades, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam). O grupo se reúne a cada 10 dias, sempre às terças-feiras, nos locais mais críticos de acúmulo de lixo.  O Rio Maranguapinho é o maior afluente do rio Ceará com percurso total de 34 km. Tendo sua nascente na Serra de Maranguape, cruza os municípios de Maracanaú, Fortaleza e Caucaia.