IPAM APREENDE 35 AVES SILVESTRES NA FEIRA DA PARANGABA
Combate à comercialização irregular de animais silvestres é intensificado nas feiras livres da capital cearense.
Nessa manhã de domingo (04/08), guardas municipais, lotados na Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) apreenderam, na Feira da Parangaba, 35 pássaros silvestres das espécies sanhaço-pintado, sanhaço-macaco, sabiá, azulão e galo de campina.
As aves eram comercializadas a céu aberto, sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA/CE), órgão do Governo Federal responsável pela execução, controle e fiscalização ambiental.
Os suspeitos fugiram assim que perceberam a presença dos guardas. Ninguém foi preso.
Segundo os agentes de segurança, os passarinhos foram encontrados encarcerados em gaiolas sujas e apertadas, sem reservatórios de água e alimento. Eles disseram ainda que a falta de higiene, calor excessivo e as condições desfavoráveis do local poderiam ter levado-os à morte.
Conhecida por vender de tudo um pouco, a Feira da Parangaba atrai muita gente interessada em comprar bichos de forma clandestina.
Com ações preventivas e ostensivas, a IPAM/GMF intensificou, nos últimos seis meses, o combate ao tráfico e à venda de animais silvestres. As composições redobraram a atenção realizando revezamentos de equipes e mais patrulhamentos na área. A estratégia é coibir a prática ilegal com viaturas rondando a região. Os agentes também fazem patrulhas a pé entre as barracas e permanências nos pontos considerados mais críticos. “A ideia é fortalecer o contato direto com a população, coibindo os maus tratos e incentivando a preservação da nossa fauna”, disse o GD D. Oliveira.
As aves foram entregues ao Zoológico Sargento Prata, Passaré, e devem ganhar a liberdade em breve, depois de passarem por uma avaliação veterinária da equipe médica.
A operação teve o apoio do Subinspetor G. Brito, GD G. Santos, GD Raquel, GD Valeska Hiroko, GD Fábio Santos, GD Felipe Barroso, GD Alberto Leite e GD D. Oliveira.









Comentários
Postar um comentário