IPAM: guardas municipais recebem instruções para pilotar drones no intuito de reforçar a segurança da população
A Guarda Municipal de Fortaleza será a primeira do país a ter operadores credenciados e habilitados para pilotar veículo aéreo não tripulado, mais conhecido como drone.
O curso para utilização de drones, carga horária de 28 horas, é ministrado pela Pirâmide Tecnologia, com instrutores de diversas áreas, inclusive da Polícia Militar do Ceará (Sargento Freitas e Soldado Wemerson, do Batalhão do Choque). A capacitação acontece entre os dias 15 e 18 de outubro, das 8 às 17 horas, na Academia de Segurança Cidadã, em Messejana. Já as aulas práticas estão sendo realizadas em um campo de futebol, com espaço adequado para a execução das tarefas.
Um dos objetivos do uso do equipamento pela corporação é prevenir as ações criminosas por meio da identificação e monitoramento precoce de suspeitos. As aeronaves remotas poderão ser equipadas com câmeras de filmagem e fotografia que devem ser utilizadas cotidianamente nas missões das inspetorias, exemplo: em grandes eventos, acidentes com vítimas, no combate ao tráfico de animais silvestres, contrabando de mercadorias, ordenamento urbano, entre outras demandas.
Participam da capacitação 26 agentes públicos, entre eles, guardas municipais das Inspetorias de Segurança Escolar (ISE), Proteção Ambiental (IPAM), Segurança Viária (ISV) e Coordenaria de Proteção Comunitária (COPCOM), além da Defesa Civil, Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) e Agência de Serviços e Investigação (ASI). A IPAM, selecionou para a formação, o inspetor Jonas e a GD Raquel.
Segundo o Inspetor Jonas, os agentes públicos terão de ser habilitados e cadastradas no Sistema de Aeronaves não Tripuladas (Sisant), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Quem for flagrado usando drones em desacordo com as normas aprovadas pela Anac, pode responder a processo administrativo, civil e penal”, alerta.
Comentários
Postar um comentário