Pular para o conteúdo principal

DESOCUPAÇÃO PACÍFICA É REALIZADA PELA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL


Fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS) realizaram, nesta manhã (13/06), nova ação de desocupação em Zona de Proteção Ambiental (ZPA), no bairro Luciano Cavalcante, próximo à avenida Rogaciano Leite. 

Esta é a segunda vez que o terreno de 12 hectares é invadido. A primeira aconteceu há dois meses. Desta vez, oito barracos de alvenaria (cada um com 3 metros de comprimento) estavam sendo construídos; alguns alicerces apresentavam mais de um compartimento.
No local, ninguém foi detido. Foram encontrados somente ferramentas e materiais de construção abandonados. Facões, pás, tijolos, areia, sacas de cimento, entre outros objetos, foram deixados para trás pelos invasores. Uma retroescavadeira foi utilizada para derrubar os barracos. O espaço foi limpado pela Prefeitura Municipal.
Nas proximidades, um depósito de construção foi interditado pela AGEFIS por fornecer utensílios para a ocupação. O proprietário do estabelecimento também foi autuado por não possuir alvará de funcionamento e por descarte irregular de resíduos sólidos na vegetação.  
A operação contou com apoio de nove guardas municipais, da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM), e seis policiais, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA).  “Faz pena ver a natureza ser destruída assim. Até um córrego estava sendo aterrado ”, relatou o guarda municipal Fernandez, um dos integrantes da equipe IPAM/GMF.

O QUE É UMA APA ?
A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma extensa área natural destinada à proteção e conservação dos atributos bióticos (fauna e flora), estéticos ou culturais ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais. No entanto, as atividades e usos desenvolvidos nestas estão sujeitos a regras específicas.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PROMOVE AÇÕES VOLTADAS PARA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal promoveu, nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/guarda-municipal-promovera-acoes-voltadas-para-semana-do-meio-ambiente Em razão da semana do Dia do Meio Ambiente, a Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) promoveu nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata. Nesses espaços, foram distribuídos informativos acerca do trabalho da inspetoria, informações úteis sobre o tema, além de uma abordagem especial com as crianças. As atividades levaram para os agentes e população publicações com as atribuições da Ipam, informações sobre os cuidados com o meio ambiente e também os endereços dos Ecopontos em Fortaleza. “Além dessas essas ações voltadas para os adultos nos parques, levamos para as crianças que estiveram visitando o zoológico, cartilhas para pintura com temáticas voltad...

EQUIPE FIXA DA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ATUA 24 HORAS NO POLO DE LAZER DA AVENIDA SARGENTO HERMÍNIO

No Polo da Avenida Sargento Hermínio, os visitantes contam com a presença 24 horas da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM). Os guardas municipais fazem rondas na área que ganhou novos equipamentos paisagísticos, de iluminação e esportivos. Além das academias ao ar livre, playgrounds, pista de skate, anfiteatro, quadras de areia, quadra poliesportiva e cachorródromo, há também espaços para a prática de Le Parkour, bicicross, capoeira, corrida. Os agentes de segurança também fazem patrulhas seguindo o calçadão da pista de cooper que tem mais de 1300 metros de extensão, com início no Polo de Lazer até a Lagoa do Alagadiço, no bairro São Gerardo. A permanência da equipe também acontece no antigo campinho de areia, hoje transformado em uma Areninha , com gramado sintético, novo alambrado, traves, vestiários e arquibancadas.

GUARDAS MUNICIPAIS DA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ATUAM NO TRÂNSITO DE FORTALEZA

A Guarda Municipal de Fortaleza vem atuando no trabalho de orientação, educação e fiscalização do tráfego na cidade, desde novembro de 2015, se adequando a Lei 13.022/2014, que prevê, dentre outras competências, a atuação no trânsito. Atualmente, mais de 600 guardas estão habilitados e essa nova função e as ações são desenvolvidas em vários pontos de Fortaleza, sempre em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania.