Pular para o conteúdo principal
TRABALHO DE APREENSÃO DE PÁSSAROS SILVESTRES EM FEIRAS LIVRES REALIZADO PELA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (IPAM) É RECONHECIDO PELA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ 

Na reportagem, o Sub tenente Braga Júnior, do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), falhou da importância do trabalho realizado em parceria com a Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) no combate à venda de animais silvestres nas feiras livres de Fortaleza.  
A reportagem foi exibida este mês (02/08) durante uma apreensão de pássaros silvestres nas feiras da Granja Portugal e do Álvaro Weyne. A ONG Sociedade Protetora Ambiental (SPA) fez as denúncias que levaram a apreensão de seis pássaros, entre as espécies:  01 galo-campina, 01 papa-arroz, 02 bigodeiros, 01 Sabiá e 01 papa-capim. Todos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA). 

LEI FEDERAL QUE TRATA DA COMERCIALIZAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES
Art. 29 da lei federal 09.605/98, Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas:

I - quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida;

II - quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural;


III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PROMOVE AÇÕES VOLTADAS PARA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal promoveu, nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/guarda-municipal-promovera-acoes-voltadas-para-semana-do-meio-ambiente Em razão da semana do Dia do Meio Ambiente, a Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) promoveu nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata. Nesses espaços, foram distribuídos informativos acerca do trabalho da inspetoria, informações úteis sobre o tema, além de uma abordagem especial com as crianças. As atividades levaram para os agentes e população publicações com as atribuições da Ipam, informações sobre os cuidados com o meio ambiente e também os endereços dos Ecopontos em Fortaleza. “Além dessas essas ações voltadas para os adultos nos parques, levamos para as crianças que estiveram visitando o zoológico, cartilhas para pintura com temáticas voltad...

EQUIPE FIXA DA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ATUA 24 HORAS NO POLO DE LAZER DA AVENIDA SARGENTO HERMÍNIO

No Polo da Avenida Sargento Hermínio, os visitantes contam com a presença 24 horas da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM). Os guardas municipais fazem rondas na área que ganhou novos equipamentos paisagísticos, de iluminação e esportivos. Além das academias ao ar livre, playgrounds, pista de skate, anfiteatro, quadras de areia, quadra poliesportiva e cachorródromo, há também espaços para a prática de Le Parkour, bicicross, capoeira, corrida. Os agentes de segurança também fazem patrulhas seguindo o calçadão da pista de cooper que tem mais de 1300 metros de extensão, com início no Polo de Lazer até a Lagoa do Alagadiço, no bairro São Gerardo. A permanência da equipe também acontece no antigo campinho de areia, hoje transformado em uma Areninha , com gramado sintético, novo alambrado, traves, vestiários e arquibancadas.

GUARDAS MUNICIPAIS DA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ATUAM NO TRÂNSITO DE FORTALEZA

A Guarda Municipal de Fortaleza vem atuando no trabalho de orientação, educação e fiscalização do tráfego na cidade, desde novembro de 2015, se adequando a Lei 13.022/2014, que prevê, dentre outras competências, a atuação no trânsito. Atualmente, mais de 600 guardas estão habilitados e essa nova função e as ações são desenvolvidas em vários pontos de Fortaleza, sempre em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania.