Pular para o conteúdo principal



IPAM FLAGRA CARROCEIRO DESCARTANDO RESÍDUOS SÓLIDOS PRÓXIMO A POSTO DE SAÚDE 

O odor desagradável da rua Bernardo Pôrto, Monte Castelo, tem sido motivo de reclamação por parte da comunidade. O local é tomado por lixo de vários tipos: tijolos, cacos de vidro, pneus, eletrônicos, material industrial, além de restos de alimento. Para piorar a situação, a área fica próxima a três pontos de referência do bairro: Posto de Saúde Dr. Paulo de Melo Machado, Escola Municipal Prof. Martinz de Aguiar e Açude João Lopes. Os moradores denunciam que a maioria dos resíduos é despejado à noite, os carroceiros cobram de 5 a 15 reais pelo serviço. A quantidade de detritos é tanta que chega a invadir a pista onde os automóveis trafegam. 
Para acabar com o ponto de descarte irregular, fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS) e guardas municipais da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) intensificaram as rondas de fiscalização na localidade. Essa noite (25/02), as equipes flagraram um senhor despejando sacos de lixo rasgados cheios de entulho na via pública. Ele recebeu orientação sobre o procedimento correto de descarte de lixo. E prometeu não descumprir mais as orientações dos agentes públicos.
Conforme o Código de Obras e Posturas do Município de Fortaleza, estabelecido pela Lei Nº 5530, de dezembro de 1981, não é permitido depositar resíduos, detritos, entulhos, restos de podações, mobiliário usado, animais mortos, dentre outros materiais ou sobras, no passeio das vias e logradouros públicos, praias, terrenos baldios, canais e leitos de rios. Na teoria, descartar qualquer tipo de lixo nessas áreas da Capital pode ser motivo de punição. 
Fortaleza conta atualmente com 50 Ecopontos onde os moradores podem descartar lixo em troca de descontos na conta de luz ou créditos no transporte coletivo.
Com o descarte do material reciclável, o morador recebe créditos na conta de energia e crédito no Bilhete Único.
Todos os Ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado, sempre de 8h às 12h e de 14h às 17h. 

A Prefeitura de Fortaleza conta com a colaboração da população para denunciar casos de descarte irregular de lixo em locais inapropriados. A população deve telefonar gratuitamente para o número 156 ou utilizar o aplicativo Central 156, disponível para Android e iOS.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PROMOVE AÇÕES VOLTADAS PARA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal promoveu, nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/guarda-municipal-promovera-acoes-voltadas-para-semana-do-meio-ambiente Em razão da semana do Dia do Meio Ambiente, a Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) promoveu nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata. Nesses espaços, foram distribuídos informativos acerca do trabalho da inspetoria, informações úteis sobre o tema, além de uma abordagem especial com as crianças. As atividades levaram para os agentes e população publicações com as atribuições da Ipam, informações sobre os cuidados com o meio ambiente e também os endereços dos Ecopontos em Fortaleza. “Além dessas essas ações voltadas para os adultos nos parques, levamos para as crianças que estiveram visitando o zoológico, cartilhas para pintura com temáticas voltad...

EQUIPE FIXA DA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ATUA 24 HORAS NO POLO DE LAZER DA AVENIDA SARGENTO HERMÍNIO

No Polo da Avenida Sargento Hermínio, os visitantes contam com a presença 24 horas da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM). Os guardas municipais fazem rondas na área que ganhou novos equipamentos paisagísticos, de iluminação e esportivos. Além das academias ao ar livre, playgrounds, pista de skate, anfiteatro, quadras de areia, quadra poliesportiva e cachorródromo, há também espaços para a prática de Le Parkour, bicicross, capoeira, corrida. Os agentes de segurança também fazem patrulhas seguindo o calçadão da pista de cooper que tem mais de 1300 metros de extensão, com início no Polo de Lazer até a Lagoa do Alagadiço, no bairro São Gerardo. A permanência da equipe também acontece no antigo campinho de areia, hoje transformado em uma Areninha , com gramado sintético, novo alambrado, traves, vestiários e arquibancadas.

GUARDAS MUNICIPAIS DA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ATUAM NO TRÂNSITO DE FORTALEZA

A Guarda Municipal de Fortaleza vem atuando no trabalho de orientação, educação e fiscalização do tráfego na cidade, desde novembro de 2015, se adequando a Lei 13.022/2014, que prevê, dentre outras competências, a atuação no trânsito. Atualmente, mais de 600 guardas estão habilitados e essa nova função e as ações são desenvolvidas em vários pontos de Fortaleza, sempre em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania.