Pular para o conteúdo principal


A Guarda Municipal e a agência de Fiscalização (Agefis) aturam em conjunto na operação
Três pessoas foram presas e um estabelecimento comercial fechado fechado numa operação realizada no começo da madrugada deste sábado (10) pela Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) em conjunto com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) no trabalho de prevenção e combate à violência realizado pelo Programa Municipal de Proteção Urbana (PMU). A ação aconteceu no bairro Vila Velha, na zona Oeste da Capital.
O bar, localizado na Avenida Mozart Lucena, esquina com a Rua Pedro Sampaio, era reduto do tráfico de drogas, prostituição e ponto de encontro de pessoas foragidas da Justiça, segundo denúncias chegadas ao conhecimento das autoridades. Ficava de portas abertas madrugada adentro, mesmo sem alvará para o funcionamento.




Na madrugada deste sábado, as equipes da Guarda Municipal e da Agefis se reuniram na Torre de Vigilância do PMPU, no bairro Vila Velha, e traçaram a estratégia para a execução da operação. Com o cerco feito no local, as equipes efetuaram busca pessoal nos clientes e funcionários e nas dependências do estabelecimento;
Um foragido da Justiça estava no bar e logo foi detido. Tratava-se de Oduval Pinto Farias, 51 anos, que tinha mandado de prisão em aberto expedido pela 12ª Vara Criminal de Fortaleza. Natural de Itapipoca, ele responde por crime de exploração à prostituição de menor de idade, além de crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente pela venda de bebida de drogas para menores.
Oduval foi encaminhado pela Guarda Municipal ao plantão do 7º DP (Pirambu) e transferido para a carceragem da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), de onde seguiram para o presídio.
Também foram presas mais duas pessoas, sendo uma por posse de drogas e outra por infringir a Lei Seca. A dupla também foi encaminhada ao 7º DP.
Já os fiscais da Agefis fecharam o estabelecimento e recolheram mesas e cadeias. Foi aplicada multa ao proprietário e o funcionamento só voltará após a regularização junto aos órgãos públicos.
Redução da violência
O trabalho que vem sendo realizado pela Guarda Municipal e outros organismos da Prefeitura de Fortaleza vem reduzindo de forma drástica os índices de violência nos bairros já contemplados com as Torres de Vigilância do PMPU. São eles: Jangurussu, Goiabeiras, Barra do Ceará, Vila Velha, Caça e Pesca e Canindezinho.
A redução dos homicídios nestas áreas já supera 70 por cento, de acordo com o mais recente levantamento feito pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), órgão integrante do PMPU.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PROMOVE AÇÕES VOLTADAS PARA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal promoveu, nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/guarda-municipal-promovera-acoes-voltadas-para-semana-do-meio-ambiente Em razão da semana do Dia do Meio Ambiente, a Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) promoveu nesta terça-feira (5/6), ações em parques e no Zoológico Sargento Prata. Nesses espaços, foram distribuídos informativos acerca do trabalho da inspetoria, informações úteis sobre o tema, além de uma abordagem especial com as crianças. As atividades levaram para os agentes e população publicações com as atribuições da Ipam, informações sobre os cuidados com o meio ambiente e também os endereços dos Ecopontos em Fortaleza. “Além dessas essas ações voltadas para os adultos nos parques, levamos para as crianças que estiveram visitando o zoológico, cartilhas para pintura com temáticas voltad...

EQUIPE FIXA DA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ATUA 24 HORAS NO POLO DE LAZER DA AVENIDA SARGENTO HERMÍNIO

No Polo da Avenida Sargento Hermínio, os visitantes contam com a presença 24 horas da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM). Os guardas municipais fazem rondas na área que ganhou novos equipamentos paisagísticos, de iluminação e esportivos. Além das academias ao ar livre, playgrounds, pista de skate, anfiteatro, quadras de areia, quadra poliesportiva e cachorródromo, há também espaços para a prática de Le Parkour, bicicross, capoeira, corrida. Os agentes de segurança também fazem patrulhas seguindo o calçadão da pista de cooper que tem mais de 1300 metros de extensão, com início no Polo de Lazer até a Lagoa do Alagadiço, no bairro São Gerardo. A permanência da equipe também acontece no antigo campinho de areia, hoje transformado em uma Areninha , com gramado sintético, novo alambrado, traves, vestiários e arquibancadas.

GUARDAS MUNICIPAIS DA INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ATUAM NO TRÂNSITO DE FORTALEZA

A Guarda Municipal de Fortaleza vem atuando no trabalho de orientação, educação e fiscalização do tráfego na cidade, desde novembro de 2015, se adequando a Lei 13.022/2014, que prevê, dentre outras competências, a atuação no trânsito. Atualmente, mais de 600 guardas estão habilitados e essa nova função e as ações são desenvolvidas em vários pontos de Fortaleza, sempre em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania.